Você usa desodorantes com ou sem alumínio?
- Deborah Bee - Enfermeira da Beleza
- 15 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Não ficamos um dia sem usar os desodorantes ou antitranspirantes,não é verdade?
Eles são um dos produtos de higiene pessoal mais usados entre homens e mulheres,
até mesmo crianças estão precocemente usando com a finalidade de limitar a secreção sudorípara (suor) evitando os odores desagradáveis.

Mas tenho aqui uma informação muito importante pra você! Conforme estudos e alguns artigos científicos, esses cosméticos têm sido relacionados com algumas patologias como o câncer de mama, doença de Alzheimer e patologias dermatológicas, devido a presença do metal alumínio em sua composição por isso muitos estudos apontam como nocivo a saúde.
O alumínio não é um componente fisiológico da mama, mas foi medido há pouco no tecido mamário humano com níveis superiores aos encontrados no sangue. Alguns estudos demonstraram a absorção do alumínio em aplicação tópica através dos sais de alumínio (cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio) contido nos antitranspirantes, os quais, comprovadamente, apresentam efeitos tóxicos ao organismo humano em determinadas quantidades e cumulativamente.
Embora já seja possível encontrar trabalhos científicos que afirmam essa hipótese, esse assunto ainda é muito polêmico pois instituições como a Anvisa e a FDA afirmam que a literatura atual não fornecem dados suficientes.
Eu imagino como seria o prejuízo para as indústrias cosméticas se tivessem que parar de fabricar esses produtos,ou se adequar caso fosse proibido no Brasil, mas não vou entrar nessa polêmica agora.
Na Europa é muito diferente, lá você encontra inúmeros lançamentos de produtos "aluminum-free", ou seja, que não contêm alumínio. As empresas de lá estão usando atraindo mais consumidores, até porque a conscientização dos europeus é muito mais alta",

Veja como o alumínio age no organismo:
O alumínio inibe o suor, bloqueando um processo natural de regulação da temperatura e eliminação de toxinas, pode dificultar a ação dos gânglios linfáticos, localizados em grande concentração nas axilas e responsáveis pela desintoxicação e defesa do organismo.
Os demais ingredientes potencialmente nocivos (parabenos, triclosan, fragrâncias artificiais...) tendem a se acumular no organismo, pois é mais complexo para o corpo assimilar e eliminar substâncias sintéticas do que as naturais.
Saiba mais sobre o produto que você consome, busque informação, leia aqui também o post sobre vários componente químicos , tente identificar os principais para que você consiga ir trocando aos poucos seus cosméticos e comece pelo desodorante pois já será um grande primeiro passo.
Eu fiz isso e confesso que no começo é um pouco difícil de acostumar, mas depois você nunca mais volta a usar os convencionais, ainda mais depois de saber mais a respeito.
Os desodorantes SEM ALUMÍNIO, existem em várias versões , em creme, rollon, spray, e até em pó, esse da marca Malloy.
E para a melhor escolha depende do gosto de cada um, eu mesma uso em várias versões depende do dia e da ocasião, para a academia uso o spray, pois acho mais fácil de aplicar, no dia a dia alterno rollon e o pó, mas todos tem um cheirinho muito bom, por conter óleos essenciais na composição como a lavanda, capim limão, gerânio, menta, etc.. além da Melaleuca que é antifungica, porem existem alguns sem cheiro, mas isso é muito pessoal.
Eu já usei alguns importados como as marcas Pacífica e Clean Skin Organics, e eu realmente não vi diferença em relação as marcas nacionais.
Contudo o mais importante é você escolher os desodorantes que diz : "SEM ALUMÍNIO" no rótulo, e aqui vão alguns produtos que eu uso e indico:
Você irá encontrar no site: www.beauteorganique.com é uma loja de cosméticos linda que fica em Curitiba, eles trabalham com diversas marcas como a Twoone Onetwo, Live ALoe, Biozenthy , Arte dos aromas, Herbia entre outros.



Se você quiser entender mais sobre os desodorantes , vou deixar alguns links importantes sobre o desodorante com alumínio e seus malefícios.
Espero que gostem e compartilhem com seus amigos. um forte abraço!
Deborah Bee
Comments