top of page

Você já ouviu falar sobre os parabenos? o que realmente eles causam á nossa saúde?

Atualizado: 8 de dez. de 2019


Acredite ou não esse é um assunto muito polêmico, e acredite ou não que mesmo depois de muitas pesquisas e com todos os artigos publicados, ainda tem gente que diz que é "SEGURO" usar os parabenos nos cosméticos.

Desde o começo das minhas pesquisas há quase 3 anos eu venho aprendendo e descobrindo cada vez mais os malefícios das milhões de químicas que detona a nossa saúde em contra partida descubro também as maravilhas dos benefícios dos cosméticos naturais, orgânicos e veganos nos proporcionam.


Mas vou tentar da uma breve explicação aqui,bora lá! O que são afinal os conservantes e para que servem?

Os parabenos são elementos utilizados como conservantes em produtos cosméticos, alimentícios e até mesmo em medicamentos.

De acordo com o Food and Drugs Administration (FDA), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos EUA, o parabeno é uma classe de compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. Os tipos de parabenos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno essas propriedades são diretamente proporcionais ao comprimento da cadeia do grupo éster. São imitadores de hormônios, como por exemplo os estrogênios, causando a desregulação no organismo.


Vou descrever aqui conforme os artigos;


Conservantes, também conhecidos como preservantes, são substâncias com ação bacteriostática e/ou fungiostática adicionadas a produtos de higiene pessoal, perfumes, cosméticos e alimentos com o objetivo de inibir o crescimento e proliferação de microrganismos, tanto para proteger os consumidores quanto para manter a integridade do produto (Darbre, 2004; Cosméticos e Perfumes, 2007).(Revista Multidisciplinar da Saúde – Ano III – Nº 06 - 2011 )


Vejam abaixo trechos de alguns artigos:


Toda substância, que mesmo que em baixas concentrações, µgL-1 e ηgL-1, possui capacidade de interagir com receptores hormonais, alterar um sistema endócrino em sua síntese, secreção, transporte, ligação, ação ou eliminação do hormônio natural no corpo, é considerado um desregulador endócrino (DE) (União Européia, 1976; Dobbins, 2009). As alterações causadas por um desregulador endócrino em mulheres incluem disfunção na diferenciação sexual, alteração no tecido ovariano com tendência a formação de ovário policístico, aumento da incidência de câncer de mama, vaginal e no colo do útero. A ação estrogênica dos parabenos é relatada em diversos estudos e a partir de relatos de Darbre e Everett (2004) que constatou a presença de parabenos em tecido retirado de câncer de mama, a segurança desses conservantes está sendo questionada. Os parabenos são considerados desreguladores endócrinos, eles podem entrar nas células do tecido mamário e ligar-se aos receptores do hormônio estrogênio e influenciar a expressão gênica. Uma das respostas fisiológicas dessa interação é o crescimento da linhagem celular cancerígena de tecido mamário (MCF 7) (Lemini et al, 1997; Strange, 2008). Este hormônio está envolvido tanto no desenvolvimento, progressão e tratamento do câncer de mama (Lemini et al, 1997; Routledge et al, 1998). Essa afinidade dos parabenos com os receptores eleva-se com o aumento da cadeia lateral alquila e também com as ramificações. Porém, essa afinidade não desaparece com a retirada do grupo alquila, pois o ácido p-hidroxibenzoico, metabólico comum de todos os parabenos, possui atividade estrogênica. (Darbre e Harvey, 2008). (Trecho do artigo "Revista Multidisciplinar da Saúde – Ano III – Nº 06 - 2011

Artigo de Revisão- 61 - RELAÇÃO DO USO DE PARABENOS EM COSMÉTICOS E A SUA AÇÃO ESTROGÊNICA NA INDUÇÃO DO CÂNCER NO TECIDO MAMÁRIO"


  • Os mais utilizados dessa categoria em cosméticos são metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno, mas nela também se encontra o isopropilparabeno, isobutilparabeno e o benzilparabeno,


  • Algumas substâncias conservantes são capazes de ocasionar reações indesejadas. Os parabenos são uma dessas substâncias, relatada como causadora de alergias e dermatites de contato presente nos mais variados cosméticos.


  • A alergia relacionada a cosméticos afeta cerca de 6% da população, sendo esta uma resposta a um agente específico, a qual o individual já tenha sido exposto, pode ocorrer por meio de uma reação imediata, chamada de reações de contato ou urticária, ou tardia, chamada de reação de hipersensibilidade, que pode se manifestar através de eritemas, edemas e secreções.


  • Além de causadores de alergias, muitos estudos indicam que os parabenos contidos nos cosméticos podem interferir no sistema endócrino. Como exemplos de alterações causadas pela possível desregularização estão:


  • Disfunção na diferenciação sexual, alteração no tecido ovariano com tendência a formação de ovário policístico, aumento da incidência de câncer de mama, vaginal e no colo do útero. Além disso, os desreguladores endócrinos podem danificar diretamente um órgão endócrino, alterar sua função, interagir com um receptor de hormônios ou alterar o metabolismo de um hormônio em um órgão endócrino.

  • Alguns pesquisadores britânicos da University of Reading encontraram altas concentrações de parabenos ao fazer uma análise em tecidos retirados de pacientes com câncer de mama. Em 2004 foi publicado no Journal of Applied Toxicology, a pesquisa da Drª. Philippa Darbre, onde nela é descrito a relação entre os parabenos encontrados nos antitranspirantes com o câncer de mama, mas vou deixar pra falar sobre os desodorantes em outro post.

Vejam quanta informação baseado em evidências temos aqui, portanto deixarei em baixo alguns links dos artigos que comprovam que os PARABENOS , são sim vilões que nos matam aos poucos desde a nossa infância!



Links interessantes sobre os parabenos:

Livros a respeito dos cosméticos associado á doenças;










 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Deborah Bee 

Enfermeira da Beleza

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

Rua: Padre Anchieta, 2050Sala 1802 - Bigorrilho - Curitiba - PR

  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram

©2019 por Deborah Bee Eco Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page