Você sabe o que é Xeno-hormônios?
- Deborah Bee - Enfermeira da Beleza
- 6 de nov. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2020
Os xeno-hormônios (hormônios estranhos), são substâncias químicas presentes nos agrotóxicos, pesticidas, inseticidas, plásticos, são eles que contaminam os alimentos, e estão presentes nos cosméticos como perfumes, cremes, loções, filtro solar, sabonetes, shampoos, etc..
O prefixo ‘xeno’ significa estranho e ‘estrogênio’ é o nome do hormônio especialmente presente em mulheres, ele age como se fosse um vilão, pois é uma substância que consegue enganar nossos receptores das células.
O organismo quando mantém o equilíbrio nutricional, hormonal, emocional e ambiental tem a capacidade de se defender das doenças, deixando nossa saúde em dia.
Os xenoestrogênios quando presentes no organismo fazem uma bagunça causando o desequilíbrio no metabolismo, eles estão conectados com os dramáticos crescimentos de efeitos como a infertilidade, das deformações genitais e dos cânceres de origem hormonal como os de mama e de próstata, bem como com a queda do número de espermatozóides, a hiperatividade e outros distúrbios neurológicos.
Também são produzidos em laboratórios., e a diferença é que esse é um dos compostos que mais trazem riscos a saúde. Ele é fabricado a partir da reação entre o gás cloro e os hidrocarbonetos do petróleo e é utilizado em produtos químicos industriais de alta toxicidade, como o Bisfenol-A (BPA), você deve estar se perguntando mas como posso fugir dessas substâncias?
Simples, você deve evitar o uso dessas substâncias, e buscar utilizar somentes cosméticos sem essas substâncias, veja a listinha abaixo, mas esses são apenas alguns:
BHA e BHT: o BHA (buthylated hydroxyanisole) e o BHT (butylated hydroxytoluene) são encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorantes e antitranspirantes. Suspeita-se que sejam desreguladores endócrinos e podem causar câncer.
Alcatrão de carvão ou alcatrão de hullha: é encontrado principalmente em tinturas permanentes para cabelo, com o nome de coal tar. De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, está associado ao surgimento de câncer em testes com animais, e relacionado a problemas mentais e cardíaco.
Cocamida DEA: é encontrada em cosméticos e produtos de limpeza. Pode reagir e formar nitrosamina, que pode causar câncer.
DBP (dibutil ftalato ou dibutyl phthalate): é frequentemente encontrado em esmaltes. Pode causar distúrbios endócrinos, é altamente irritante para o sistema respiratório e há evidencias de que seja tóxico para o sistema cardiovascular e renal.
Formol ou formaldeído: é um composto orgânico volátil (VOC) considerado carcinogênico pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC). O formaldeído (formaldehyde – nome que aparece nas embalagens) gera diversos efeitos na saúde que vão desde irritação na garganta, olhos e nariz até câncer de nasofaringe e leucemia.
Parabenos: são conservantes largamente utilizados pela indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética. Considerado um disruptor endócrino, podendo também interferir nas funções reprodutivas masculinas. Eles geralmente vem acompanhados dos nomes Metil, Butil, Propil, Etil, Isobutil, Isopropil.
Fragrâncias: são substâncias encontradas em perfumes, cosméticos e produtos de limpeza que dão o perfume ao produto. Encontradas mesmo em alguns produtos comercializados como “sem perfume”. Essas substâncias são chamadas de disruptores endócrinos, podem causar reações alérgicas, dores de cabeças e problemas neurológicos.
PEGs (polyethylene glycols): derivado do petróleo é utilizado como emoliente, emulsificador e solvente. Geralmente aparecem nos rótulos acompanhados de números: PEG-100, PEG-8, PEG-6. Esses números indicam o peso molecular do composto e quanto menor for esse peso, mais facilmente o produto poderá penetrar na pele. A maior preocupação com as PEGs, é que elas podem ser contaminadas com diferentes produtos, como 1,4-dioxano, o que pode causar câncer.
Petrolatum: usado em produtos de cabelo, batons e hidratantes. A União Européia classificou o Petrolato como cancerígeno e restringiu seu uso nos cosméticos.
Siloxanos: Usado em uma variedade de cosméticos para amaciar, suavizar e umedecer. Está ligado a distúrbios endócrinos.
Lauril sulfato de sódio: usado para produzir espuma em cosméticos, como xampus e removedores de maquiagem e pastas de dentes, produtos de limpeza e espuma de banho. Pode ser contaminado com 1,4-dioxano, o que pode causar câncer. Verificar na embalagem os produtos químicos relacionados, como o lauril éter sulfato de sódio.
Triclosan: é um agente antibacteriano utilizado em diversos produtos, como sabonetes, pastas de dente e desodorantes. O uso excessivo dessa substância desregula o sistema de defesa do nosso corpo e consequentemente aumenta a resistência bacteriana.
Nos rótulos eles estarão assim:
Pode começar usando sem parabenos, sem alumínio, mas se você tiver dúvidas sobre as substâncias, entre no site da : https://www.ewg.org/skindeep/ e pesquise sobre os ingredientes.
O EWG – Environmental Working Group (que em português significa Grupo de Trabalho Ambiental) é uma organização sem fins lucrativos americana especializada em pesquisa nas áreas de produtos químicos tóxicos, subsídios agrícolas, terras públicas e responsabilidade corporativa, a missão do grupo é empoderar as pessoas para viverem uma vida mais saudável em um ambiente mais saudável.
E acredite se quiser conforme o site da BBC, as substâncias proibidas na Europa e nos EUA são permitidas e usadas pelas indústrias de cosméticos aqui no Brasil, quanta ganância desses fabricantes de câncer!
Não é a toa que estamos em 4º lugar em relação ao uso de cosméticos, mas paralelamente nosso ranking vem crescendo assustadoramente em números de câncer, quanta coincidência não?
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.
Meu sonho é que um dia nas campanhas contra o câncer coloquem na lista a mensagem:
" Evitem usar cosméticos com ingredientes cancerígenos"
Acredito que um dia chegaremos lá!
Minhas referências:
Comments